book of the month

O livro de julho é lindo! Lindo, emocionante e baseado em fatos reais - AMO!
Nos anos 20 era comum nos Estados Unidos as crianças órfãs viajarem em trens em busca de uma família que quisesse adotá-las. Em cada parada as crianças eram analisadas por famílias interessadas e se não fossem escolhidas, seguiam viagem. O grande problema é que naquela época a adoção ocorria, na maioria das vezes, não pra ganhar um filho, mas alguém pra trabalhar na casa, cuidar das crianças ou fazer o trabalho pesado na fazenda, e poucas vezes seriam bem tratadas por essas famílias. Encontrar uma família que quisesse uma criança pra cuidar e dar amor era quase ganhar na loteria. Não fazia ideia de tudo isso até ler o livro.
E ele conta a história de Vivian Daly, uma senhora de 91 anos que foi uma órfã nos anos 20 e passou pela experiência do trem dos órfãos.
Quando Vivian decide fazer um limpa em seus pertences antigos recebe a ajuda de Molly, uma adolescente órfã e rebelde que só concorda em prestar esse serviço para não acabar no reformatório. Durante a limpeza Vivian revive sua história e conta tudo à Molly. Conta sobre sua família irlandesa pobre que foi de barco para Nova York em busca de uma nova vida e acabou morta em um incêndio. E conta que sendo a única sobrevivente, ela foi levada para o trem dos órfãos, onde teria seu destino decidido pela sorte.
Ao longo do livro as duas descobrem que tem muito mais em comum do que imaginavam. Indico muito mesmo, terminei o livro aos prantos, a história é simplesmente linda!